Pular para o conteúdo
Início » Blog » As Revistas De Referência: Dados, Precificação E Apresentação

As Revistas De Referência: Dados, Precificação E Apresentação

Inicialmente, a Gestão de Compras dentro das instituições hospitalares é um departamento estratégico que contribui muito com a melhoria no resultado financeiro.

Nessa linha, segundo a publicação da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), no ano de 2020, a despesa com materiais médicos e medicamentos representou 23,19% da despesa total dos hospitais.

Nesse sentido, às vezes, a estratégia de comprar os produtos de menor valor para redução de custos, não é a melhor saída ou solução, pois é necessário avaliar o resultado, tanto financeiro quanto o assistencial.

Por isso, uma estratégia da Gestão de Compras busca avaliar o resultado financeiro. E, como a maior parte das negociações comerciais é baseada em revistas de referência de valor, vamos entender melhor este cenário?

Revistas de referência de valor

Pois bem, as revistas de referência possuem um banco de dados extenso, em nível nacional, tais como materiais médicos, medicamentos e produtos para a saúde, que são comercializados por diversos fabricantes e laboratório, os quais compartilham os dados de seus produtos para a utilização do mercado.

As revistas de referência são muito utilizadas na rotina das empresas de saúde (públicas e privadas); a princípio, elas eram mais voltadas aos setores de compras e licitações, devido a divulgação dos preços de fábrica e/ou PMC, o preço máximo ao consumidor.

Veja mais a seguir.

Revistas de referência: importantes balizadores

Mais adiante elas passaram a ser importantes balizadores para as negociações (entre empresas privadas e operadoras de planos de saúde).

Além de serem frequentemente utilizadas como padrão de comunicação, onde as informações são facilmente encontradas através das codificações designadas a cada cadastro de um item, como o registro Anvisa, classificação, embalagem, preço e outros.

E, com a implementação da TISS 3 (Troca de Informação na Saúde Suplementar) pela Agência Nacional de Saúde (ANS), agora podemos ter, também, a codificação TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar).

As revistas possuem versões impressas e digitais, estas mais utilizadas pelas instituições que as versões impressas. Elas são geralmente disponibilizadas nos mais diversos setores operacionais para consultas e negociações, desde suprimentos, almoxarifado e farmácia, até o faturamento, passando pelos setores de autorização, auditoria de contas médico-hospitalares, comercial e glosa.

Nos setores de Gestão de Dados, como o cadastro ou tecnologia da informação, é muito utilizada para a atualização dos sistemas (ERPs) por meio da importação dos arquivos extraídos.

Os dados das revistas: pontos de atenção e interpretações

Há uma vasta gama de fabricantes e laboratórios, e como não são todos que publicam seus produtos, algumas codificações TUSS homologadas pela ANS não estarão nas revistas.

Como vimos no artigo, sobre 2 estratégias para evitar bloqueio de faturamento hospitalar de material e medicamento, quando alguma atualização ocorre com o produto ou com o fabricante, por exemplo, vencimento do registro e produto fora de linha, o registro ANVISA pode alterar e a atualização dos dados nas revistas não acontece em tempo real.

Por isso, além de nortear as negociações em relação aos preços, as revistas classificam os produtos, desde os medicamentos, dietas, suplementos, soluções e materiais.

Sobre a classificação: segundo algumas metodologias e características

Em relação aos materiais, temos os materiais de consumo, materiais especiais, órteses, próteses e outros. Esses termos que também encontramos no mercado nem sempre são utilizados igualmente para o mesmo material entre as instituições.

Conteúdo bloqueado

Para continuar lendo preencha o formulário abaixo.

Loading...
Verzo
Apoiamos a diretoria dos hospitais na visão holística para aumento de resultado. O Verzo apoia as gerências financeira, de controladoria e de cadastro a atuarem de forma estratégica.

Contatos

Envie a sua mensagem

©2021 Verzo – Aliança Hospitalar | Desenvolvido por MútuaLab

×

Powered by VERZO

× Como podemos ajudar?